quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Posse na academia de letras e artes de Goiás

Depois que publiquei o DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DE MEMBROS DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS(Goiânia: Kelps, 2007), o DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DE MEMBROS DA ACADEMIA EVANGÉLICA DE LETRAS DO BRASIL(Goiânia: Kelps, 2007), o DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DE MEMBROS DA ACADEMIA GOIANA DE LETRAS(Goiânia: Kelps, 2007), o DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DE MEMBROS DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE GOIÁS(Goiânia: Kelps, 2008), o DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DE MEMBROS DA ACADEMIA FEMININA DE LETRAS E ARTES DE GOIÁS(Goiânia: Kelps, 2008, resolvi publicar o DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DE MEMBROS DA ACADEMIA GOIANIENSE DE LETRAS.
Em termos de Academia, é a mais nova instituição cultural fundada em Goiás, eis que instalada e com Sessão Solene de Posse, no Auditório da Câmara Municipal de Goiânia, no dia 06.11.2006.
Mas a Academia Goianiense de Letras foi organizada já carregando uma história. É que, por volta de 1976, alguns estudantes de Anápolis que estudavam e residiam em Goiânia, fundaram a Academia Goianiense de Letras, chegando a assinar a Caixa Postal, 1138, Anápolis, Goiás, 77.100, conforme consta de vários documentos, inclusive do livro ENDEREÇÁRIO CULTURAL BRASILEIRO, publicado em 1978.
Foram além. Fizeram diversos membros correspondentes por todo o Brasil, consoante se pode verificar na biografia de alguns deles, destacando-se, ADELGÍCIO DE PAULA(Juiz de Fora), ANITA VAZ(Governador Valadares), ALDA ESTELITA(Rio de Janeiro), AMIR MASSUD(Natal), ARITA PETTENÁ(Campinas), ARY SIMÕES(Passa Quatro), além de centenas de outros que a exigüidade de espaço não permite mencionar, muitos deles constando da ENCICLOPÉDIA DE LITERATURA BRASILEIRA(São Paulo, 2001), de Afrânio Coutinho.
Relembrado este fato histórico, retornemos à atual ACADEMIA GOIANIENSE DE LETRAS. Valho-me das palavras de seu timoneiro, o baiano EMÍDIO SILVA FALCÃO BRASILEIRO:

“Criada no dia 30 de janeiro deste ano(2006), para dar dignidade, espaço e representatividade ao escritor da Capital e do interior, a Academia Goianiense de Letras resgata uma idéia surgida há 30 anos, de estudantes de Anápolis que residiam em Goiânia.
Definiu, em reunião realizada no último sábado, dia 6, o fardão, que deverá ser confeccionado e, a partir do momento em que ficar pronto, será dada posse, em ato simbólico, aos seus 40 membros efetivos.
Entre os fundadores, já ocupando a Cadeira 38, está o professor Wolmir Amado, reitor da Universidade Católica de Goiás e autor de cinco livros, que escolheu dom Fernando Gomes dos Santos como Patrono.
O objetivo da Academia é dar identidade cultural para o escritor, para que a sociedade entenda a presença da AGynL na vida do autor: ele dedica horas preciosas de seu tempo para o ato de criar e produzir, às vezes até com sacrifícios ao convívio com a família, não sendo reconhecido em seu papel.
Como não tem nenhum apoio, surgiu a preocupação em criar a entidade para garantir que a sua obra seja eternizada, não fique esquecida com o desaparecimento de seu autor; e como o escritor não tem profissão regulamentada, a Academia vem proteger a sua obra, garantir-lhe um espaço. Pela primeira Academia, criada na França pelo cardeal Richelieu, já passaram mais de 700 escritores.
No momento, o presidente da nova entidade, Emidio Silva Falcão Brasileiro atua em várias frentes: conseguir sede para instalar a Academia e o patrocínio do fardão, já reivindicado ao governador Marconi Perillo, escolhido Patrono, tomando como exemplo o fato de que o Governo do Rio de Janeiro patrocina os fardões dos membros da Academia Brasileira de Letras; torná-la de utilidade pública - o projeto, do deputado Daniel Messac já tramita na Assembléia Legislativa do Estado, a partir de iniciativa do deputado licenciado Mizael de Oliveira, o que facilitará o repasse de verbas para a sua manutenção e outras atividades - e criar um prêmio para os escritores que foram destaque no ano anterior, abrangendo os diversos segmentos, para entregar o troféu em noite festiva, a exemplo do Oscar para o cinema.
Baiano de Irará, 43 anos, casado, há 19 anos em Goiás, professor de Direito na Universidade Católica de Goiás e na Universidade Paulista (Unip), autor da maior pesquisa sobre comportamento sexual já feita no Brasil, que foi divulgada no programa "Fantástico", da Rede Globo de Televisão, com repercussão na imprensa nacional e internacional, como o "The New York Times", Emidio Brasileiro ganhou em 2004 o título honorífico de "Cidadão Goiano".
Agradecido com a honraria, decidiu retribuir, iniciando um trabalho pelo escritor, ele que é autor de 13 livros e vários estudos sobre comportamento, surgindo como proposição a criação da Academia Goianiense de Letras.
Pesquisando na internet descobriu que há 30 anos um grupo de anapolinos que estudava em Goiânia organizou uma entidade com esse nome, curiosamente com sede em Anápolis, que não foi registrada e os estudantes acabaram se dispersando, deixando-a de lado.
Novamente uma cidade do interior fez a idéia evoluir: em contato com dois escritores, Cláudio de Castro e José Donizete Fraga, da Academia de Letras de Aparecida de Goiânia, decidiram pela criação da nova entidade.
Com o estatuto pronto, baseado na pioneira Academia Francesa, e de início com oito sócios fundadores, decidiram rever o documento e tomar duas definições: que para ser membro a pessoa teria que ter obra publicada e residir em Goiânia há cinco anos. Fixando o quadro social em 40 membros, começaram a escolher os demais 32, de praticamente todas as atividades, com a indicação de nomes e a respectiva seleção.
Convite aceito, cada membro escolheu o seu Patrono entre pessoas que o influenciaram em sua carreira ou que tivesse sido uma personalidade marcante para Goiânia, como no caso de Pedro Ludovico Teixeira, e a partir daí escrever sobre ele.
Outra decisão é que a Academia não será fechada e nem restrita apenas aos seus membros, já abrindo oportunidade a que todos possam se inscrever, apresentando seu trabalho - livro, música, artigo etc. - e criando a figura do sócio correspondente, que resida em outra cidade”, finaliza Emídio Brasileiro.

Porque dei apoio logístico, aos estudantes anapolinos de 1976 e por ser membro da nova entidade, decidi elaborar o DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DE MEMBROS DA ACADEMIA GOIANIENSE DE LETRAS.
Todos os nomes abaixo biografados, bem como mais de vinte mil outros nomes, já estão no meu DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO REGIONAL DO BRASIL, na internet, no site www.mariomartins.com.br ou www.usinadeletras.com.br
Membro da Academia Goiana de Letras, desde 1983, da Academia Tocantinense de Letras, desde 2001 e do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, da União Brasileira de Escritores de Goiás, da Associação Goiana de Imprensa e da Academia Goianiense de Letras, fui também Fundador e Presidente da Academia Anapolina de Filosofia, Ciências e Letras. Membro correspondente de diferentes academias no Brasil e exterior.
Este dicionário, com nomes exclusivamente vinculados à Academia Goianiense de Letras, tem um sentido todo especial. É que sempre gostei das atividades acadêmicas. De alguma forma, me especializei em textos de biografias.
Publiquei LETRAS ANAPOLINAS(600 páginas, 1984), JORNALISTAS, POETAS E ESCRITORES DE ANÁPOLIS(610 páginas, 1986), ESTUDOS LITERÁRIOS DE AUTORES GOIANOS(1057 páginas, 1995), ESCRITORES DE GOIÁS(816 páginas, 1996), DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DE GOIÁS(1234 páginas, 1999), DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DO TOCANTINS(924 páginas, 2001), RETRATO DA ACADEMIA TOCANTINENSE DE LETRAS(470 páginas, 2005). DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DE MEMBROS DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS(1.034 páginas, 2007), DICIONÁRIO GENEALÓGICO DA FAMILIA RIBEIRO MARTINS(140 páginas, 2007), MISSIONÁRIOS AMERICANOS E ALGUMAS FIGURAS DO BRASIL EVANGELICO(496 páginas, 2007), DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DE MEMBROS DA ACADEMIA EVANGELICA DE LETRAS DO BRASIL(394 páginas, 2007), DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DE MEMBROS DA ACADEMIA GOIANA DE LETRAS(540 páginas, 2007), DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DE MEMBROS DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE GOIÁS(710 páginas, 2008), DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DE MEMBROS DA ACADEMIA FEMININA DE LETRAS(368 páginas, 2008).
Portanto, o que consegui, ainda que frágil, aí está.
Pode-se pesquisar por cada cadeira, separadamente, na forma latina dos nomes ou seja por nome de batismo. Ou se pode pesquisar, através de um índice onomástico, colocado no fim do livro, na forma britânica ou seja pelo último sobrenome.
Trata-se de um livro meramente biográfico, sem nenhuma preocupação literária. Foram elaboradas muitas biografias entre os Patronos e Titulares da Academia Goianiense de Letras.
Outras informações sobre a Academia Goianiense de Letras, no site: www.academiagoianiense.org.br
De qualquer forma, o que foi encontrado aí está, primeiro na Internet e depois será transformado em livro. Daí o apelo, no sentido de que façam contato com o autor para corrigir ou ampliar as biografias. Pode-se usar o e-mail mariormartins@hotmail.com ou a Caixa Postal, 90, Palmas, Tocantins, 77001-970.

*MárioRibeiroMartins
é escritor e Procurador de Justiça.
(mariormartins@hotmail.com)
Site: www.mariomartins.com.br
HomePage:www.genetic.com.br/~mario

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.