quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Colemar Natal

PATRONO DA CADEIRA 14- COLEMAR NATAL(COLEMAR NATAL E SILVA), de São José do Tocantins, Niquelândia, Goiás, 24.08.1907, escreveu, entre outros, “DIVISÃO TERRITORIAL E ADMINISTRATIVA DO ESTADO DE GOIÁS”(1978), "HISTÓRIA DE GOIÁS"(1935), "NA PROCURADORIA GERAL DO ESTADO"(1940), "NA TRIBUNA E NA IMPRENSA"(1940), "PARECERES E DECISÕES" (1940), “RUI BARBOSA-SEU TEMPO E SEU MEIO”(1928).
Vinculado ao Tocantins, por ter nascido às margens do Tocantins e ter feito conferência na Câmara dos Deputados em Brasília, em prol da criação do Estado. Filho de Marcelo Francisco da Silva e Eurídice Natal e Silva.
Após os estudos primários com a sua mãe, estudou no Liceu de Goiás Velho e formou-se Advogado na Faculdade de Direito do Rio de Janeiro. Foi Professor e Reitor da Universidade Federal de Goiás.
Advogado, Jornalista, Historiador. Professor, Jurista. Escritor, Ensaísta, Pesquisador. Memorialista, Conferencista, Cronista. Produtor Cultural, Intelectual, Pensador. Ativista, Literato, Contista. Administrador, Educador, Ficcionista.
Membro Nº 40 da Associação Goiana de Imprensa, da Ordem dos Advogados do Brasil. Presidiu a Assembléia Geral da Ordem dos Advogados que empossou a primeira diretoria do Instituto dos Advogados de Brasília, em 25 de fevereiro de 1960, tendo tomado posse o Advogado Inezeil Penna Marinho.
Fundador da Academia Goiana de Letras, Cadeira 04, cujo Patrono é Antônio Félix de Bulhões Jardim, hoje(1998), ocupada por sua filha Moema de Castro e Silva Olival. Fundador do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás. Idealizador do Instituto dos Advogados de Goiás, além de várias outras instituições.
Lançado nos livros ESTUDOS LITERÁRIOS DE AUTORES GOIANOS e ESCRITORES DE GOIÁS, de Mário Ribeiro Martins. Presente na ESTANTE DO ESCRITOR GOIANO, do Serviço Social do Comércio, no livro SÚMULA DA LITERATURA GOIANA, de Augusto Goyano e Álvaro Catelan, bem como no DICIONÁRIO ENCICLOPÉDICO DE GOIÁS, de Lisita Junior e em todos os livros que tratam, da História de Goiás, entre os quais, ORIGEM DOS INSTITUTOS JURÍDICOS DE GOIAZ, de Abel Soares de Castro.
Acha-se também nos livros PRESIDENTES E GOVERNADORES DE GOIÁS, de Joaquim Cavalho Ferreira e OS PIONEIROS DA CONTRUÇÃO DE BRASÍLIA, de Adirson Vasconcelos. É verbete do DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DE GOIÁS, de Mário Ribeiro Martins. Encontra-se na ESTANTE DO ESCRITOR TOCANTINENSE, da Biblioteca Pública, do Espaço Cultural de Palmas.
Biografado no DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DO TOCANTINS, de Mário Ribeiro Martins, MASTER, Rio de Janeiro, 2001. Muito bem estudado no DICIONÁRIO DO ESCRITOR GOIANO(Kelps, 2006), de José Mendonça Teles.
Nascido em São José do Tocantins (hoje Niquelândia) a 24 de agosto de 1907. Filho do bacharel Marcelo Francisco da Silva e Eurídice Natal e Silva. Estudos primários com sua mãe, em 1914. Curso secundário no Lyceu de Goyaz, na antiga Capital, Vila Boa, em 1924.
Diplomado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito "Cândido Mendes", Rio de Janeiro (1929).
Formado em Ciências Econômicas, pela Fundação Getúlio Vargas, do Rio de Janeiro, onde teve por colega seu famoso primo, Otávio de Bulhões.
Um dos Fundadores do "Centro Goiano", hoje Associação Goiana. Redator da Revista Informação Goiana, Rio de Janeiro, ao lado de Henrique Silva.
Colaborador do "Jornal do Brasil" e de "O Jornal".
Um dos criadores da Casa do Estudante, RJ.
Professor de História de Goiás na Escola Normal Oficial de Goiás; de Sociologia, Português e História Universal no Lyceu de Goyaz, em 1930.
Promotor Público na antiga Capital do Estado, em 1931(Naquela época, os Promotores eram nomeados a bel-prazer dos governantes e por isso não permaneciam no cargo). Secretário do Interior e Justiça. Procurador Geral de Justiça.
Advogado do Estado. Professor catedrático de Ciências das Finanças da Faculdade de Direito de Goiás e seu diretor. Professor de Psicologia Educacional, da Universidade Católica de Goiás.
Presidente da Comissão de Organização da Universidade Federal de Goiás e seu primeiro Reitor, em 1961.
Em 1932, fundou, junto com outros, o Instituto dos Advogados de Goiás. Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, de que foi um dos fundadores, em 1933. Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção de Goiás. Presidente do Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura, Secção de Goiás.
A primeira edição de seu livro HISTÓRIA DE GOIÁS teve prefácio do Conde de Afonso Celso e a segunda edição recebeu o prefácio de Pedro Calmon.
Foi presidente da Academia Goiana de Letras e titular da Cadeira 4, cujo Patrono é Antônio Félix de Bulhões Jardim, hoje(1998) ocupada por sua filha Moema de Castro e Silva Olival.
Sócio do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (1976) e da Academia Brasileira de História.
Professor Emérito pelo Conselho Universitário da U.F.G. Diploma de Emérito pela Loja Maçônica "Aurora".
Casado (21-7-1931) com a bacharel em Direito e professora Genezy de Castro e Silva, oriunda da família Caiado. Filhas: Moema de Castro e Silva Olival, professora universitária, casada com o advogado Louvercy Olival; Mariza de Castro e Silva Machado, casada com o advogado Joaquim Machado de Araújo; Magaly de Castro e Silva Pacheco, casada com o advogado Altamiro Caio Pacheco e Marilda de Castro e Silva Coelho, casada com o engenheiro Carlos Alberto Ferreira Coelho.
Sobre ele, e com o título “REALIZAÇÕES E PROJETOS DE COLEMAR NATAL E SILVA” escreveu excelente livro a sua filha Moema de Castro e Silva Olival que também o substituiu na Cadeira 4, da Academia Goiana de Letras.
De família nobre, foi Colemar Natal e Silva. Seu pai, Marcelo Francisco da Silva, além de Deputado Federal, Vice-Governador do Estado e Juiz Federal, foi também Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás.
Sua mãe, Eurídice Natal de Silva, fundou a Academia de Letras de Goiás, em 1904, em Goiás Velho.
Seu avô, Joaquim Xavier Guimarães Natal foi Ministro do Supremo Tribunal Federal, por 22 anos e único goiano, até agora(1998), a alcançar semelhante cargo. O livro de Colemar PARECERES E DECISÕES teve prefácio de Clóvis Bevilaqua.
Sobre ele e com o título “COLEMAR NATAL E SILVA E SUA HISTÓRIA DE GOIÁS”, escreveu excelente matéria, o crítico literário Mário Martins, no livro ESCRITORES DE GOIÁS, Master, Rio de Janeiro, 1996.
Nas comemorações do CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE COLEMAR NATAL E SILVA(24.08.1907 a 24.08.2007), o Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, a Academia Goiana de Letras e a Universidade Federal de Goiás desenvolveram uma programação sendo palestrantes MIGUEL JORGE(Cinema e Literatura), IVO PINTO DE MELO(Imprensa Universitária: 4º Poder), PEDRO SERGIO SANTOS(Literatura e Direito), LICINIO LEAL BARBOSA(José Honorato da Silva e Sousa) e ÁTICO VILAS BOAS DA MOTA(Colemar Natal e Silva na Universidade Federal de Goiás).
No Instituto Histórico e Geografico de Goiás, embora seu nome não apareça hoje(2007) em NENHUM DOS QUADROS DE MEMBROS, foi um dos fundadores do Instituto e seu Presidente entre 14.04.1933 até 16.03.1956 e depois entre 16.03.1973 até 12.01.1993.
Faleceu em 23 de fevereiro de 1996, em Goiânia, com 89 anos de idade.
Na Academia Goianiense de Letras é o Patrono da Cadeira 14, tendo como Titular Licínio Leal Barbosa.
É verbete do DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO REGIONAL DO BRASIL, de Mário Ribeiro Martins, via INTERNET, dentro de ENSAIO, no site www.usinadeletras.com.br ou www.mariomartins.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.